Dissertação: monte a sua estratégia



Redação não é improviso. Quando a hora de escrever a redação chegar, você precisará saber exatamente o que fazer e, para tanto, você precisa montar a sua estratégia. Para tanto, a melhor maneira de se organizar é esquematizar o passo a passo da redação em etapas. Vamos ver um exemplo:

1ª Etapa: Tema 

Ler o tema e entender bem o tema é o seu primeiro passo. Clique aqui para ver os dois principais erros de interpretação do tema e suas soluções. Isso é importante. 

2ª Etapa: Incentive a sua mente trabalhar 

Não adianta ficar parado olhando para o papel sem saber o que fazer, esperando as ideias caírem de paraquedas. Para fazer as ideias surgirem, nós precisamos incentivar a nossa mente a ir atrás dessas ideias.Veja mais sobre isso clicando aqui.

3ª Etapa: Defina a sua tese 

A tese é a ideia que irá guiar o seu texto. Afinal, o objetivo da redação é comprovar a tese, ou seja: você vai escrever cerca de 30 linhas para defender e comprovar a tese (que geralmente pode ocupar 2 ou 3 linhas). Ela pode ser criada se unindo as ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento (as ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento formam  a ideia principal da redação, que é a tese). Clique aqui para ver como podemos criar a tese da redação.

4ª Etapa: Rascunho

O rascunho é muito importante para aperfeiçoar a sua redação. Primeiro, escreva o rascunho do seu texto direcionando toda a sua atenção para o conteúdo da redação. Use as técnicas argumentativas para desenvolver as suas ideias e escreva mantendo o foco no conteúdo (se quiser começar primeiro pelos parágrafos de desenvolvimento e depois fazer a introdução fique à vontade). Ao terminar essa primeira versão, verifique se o conteúdo não foge do tema e verifique se ele tem originalidade (se a sua redação tiver ideias vagas e genéricas então procure mudar isso).

Depois, faça uma nova leitura mantendo o foco na gramática (emprego de vírgulas, crase, concordância, ortografia, etc). Nessa segunda leitura, procure fazer alterações para melhorar a coesão textual (use e articule melhor as conjunções). Então, depois dessa segunda leitura, você deve estar satisfeito com o conteúdo da redação e com a forma que esse conteúdo é apresentado.

Bem, esses 4 passos foram apenas um exemplo de como você pode sistematizar a sua estratégia para escrever a redação. Monte a sua estratégia de tal modo que você possa escrever a sua redação seguindo um passo a passo.

E se der branco? E se eu for pego de surpresa pelo tema? Para evitar que essas coisas aconteçam, dê uma olhada aqui

0 comentários:

Postar um comentário