Redação: o que fazer antes de escrever?




A redação é dividida em três estruturas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução nós devemos apresentar o tema e a tese (sendo que a tese vai apresentar as ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento). Ora, se a introdução é o primeiro parágrafo da redação e deve apresentar o que será dito, então chegamos a uma brilhante conclusão: só é possível começar a escrever sabendo-se o que vai escrever. Para tanto, você pode seguir as seguintes etapas:

1ª Etapa: Depois de entender perfeitamente bem o tema (você deve ler e reler o tema até compreendê-lo bem), você deve fazer um raio-x da sua mente e verificar tudo o que você sabe sobre o assunto. Essa é a parte da “seleção natural”: as ideias mais fortes e mais seguras que você tem irão para o seu texto. 

Observação: existem dois erros comuns que podemos cometer ao interpretarmos o tema. Veja como evitar esses dois erros clicando aqui

2ª Etapa: Do emaranhado de informações que você pensar, selecione os dois argumentos principais (caso a redação tenha dois parágrafos de desenvolvimento). Essas duas ideias principais serão os alicerces de sua redação, será a coluna vertebral de seu texto, será a espinha dorsal do... (bem, você entendeu: são as ideias principais). Essas duas ideias principais (ou três) vão formar a tese. Veja mais sobre como fazer isso clicando aqui

Só depois de seguir essas duas etapas básicas você poderá começar a sua redação. Se você não fizer esse planejamento você acabará “empacando” no meio do caminho. Ou então, quando estiver na metade de seu texto, você vai perceber que havia uma ideia melhor e mais fácil de desenvolver. 

Resumindo: invista um pouco de tempo para planejar a redação para não perder tempo com os problemas que ocorrem ao escrevermos um texto sem planejamento. Só podemos escrever tendo alguma noção básica de onde vamos começar e aonde vamos parar. 

13 comentários:

  1. Perfeito !!!! Estou surpreso com seu conhecimento sobre a área !!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada , vocês estão de parabéns pela iniciativa !

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,esse site é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA AMEIIIIIIII.OBRIGADA BEIJSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. Descobri hoje seu site. Parabéns pela iniciativa, e por favor, continuem. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. site perfeito vou recomendar

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! É de gente assim que o Brasil precisa para mudar.

    ResponderExcluir
  8. Tirou todas as minhas duvidas sobre como escrever uma redação! Continue com esse belo trabalho.
    Valeu demais !!

    ResponderExcluir
  9. Estou amando estudar através deste blog.
    Explica de maneira clara e descomplicada.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Esse blog é maravilhoso, obrigada :)

    ResponderExcluir
  11. não sei quem é você ( quem escreveu o artigo ) mas você muda vidas ...

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre tive um pouco de preconceito quanto a português, sempre achei que não me enquadro na matéria. Descobri o site hoje, já li muita coisa, nunca tive tanto interesse pela matéria, agradeço ao Blog por postar os artigos, são ótimos!

    ResponderExcluir