Erros Clássicos da Redação


Verbo Haver

1) "Há dois anos atrás"/"A dois anos atrás" => a forma correta é "há dois anos", ou seja: "há + tempo decorrido". Não podemos usar o "atrás", pois o uso do verbo "haver" (há) já indica que o tempo considerado já se passou. Logo, usar a palavra"atrás" torna a expressão redundante. 

2) "Houveram muitos problemas" => a forma correta é "houve muitos problemas". Quando o verbo "haver" tiver o mesmo sentido que tempo decorrido ou de "existir" então ele será invariável, ou seja: ele não será flexionado no plural.

3) "Isso não tem nada haver com o Governo" => a forma correta é "isso não tem nada a ver com o Governo". De modo semelhante, devemos dizer "tudo a ver" ao invés de "tudo haver".

Concordância

4) "Fazem dez anos que isso aconteceu" => a forma correta é "faz dez anos que isso aconteceu". É o mesmo caso do tópico anterior: o verbo "fazer" é invariável quando tiver o mesmo sentido que "tempo decorrido".

5) "Bastaria três anos" => a forma correta é "bastariam três anos". A concordância com os verbos "existir", "bastar", "restar", "sobrar" e "faltar" admite o plural. Outro exemplo comum: "Dado os acordos entre os países da Europa, o problema foi resolvido". A forma correta é "dados os acordos entre os países da Europa, o problema foi resolvido".

6) "Causou-lhe um grande problema as mentiras divulgadas na imprensa" => a forma correta é "causaram-lhe um grande problema as mentiras divulgadas na imprensa". Mais uma vez, a inversão dos termos da oração acabaram nos confundindo. Colocando na ordem original, temos: "as mentiras divulgadas na imprensa causaram-lhe um grande problema". Portanto, sempre que você inverter a ordem original dos termos de uma oração, revise a concordância dos verbos com seus sujeitos.

6) "Foi iniciada as obras da represa" => a forma correta é "foram inciadas as obras da represa". É fácil cometer erros de concordância quando o verbo aparece antes do sujeito.

7) "A situação dos países podem mudar" => a forma correta é "a situação dos países pode mudar". A proximidade com palavras no plural também pode ajudar a ocorrência de erros de concordância. Jamais se esqueça: quando for conjugar um verbo, veja quem é o sujeito e observe a concordância adequada.

8) "O ministro Joaquim Barbosa foi um dos que negou os recursos" => a forma correta é "o ministro Joaquim Barbosa foi um dos que negaram os recursos". A concordância com a expressão "um dos que" sempre admite o plural.

Caso queira compreender melhor outros detalhes da Concordância, um assunto importantíssimo para a redação, leia o artigo do Blog do Gramaticando clicando aqui.

Preposição

9) "Esse é o momento dela agir no Governo" => a forma correta é "esse é o momento de ela gir no Governo". A expressão sublinhada (de ela) se trata da aproximação de uma preposição (de) com um pronome (ela), porém nesse caso não podemos juntá-los. A palavra "dela" é um pronome possessivo (ex: isso é dela). Não podemos considerá-lo como o encontro de uma preposição com um pronome. Isso ocorre tanto no singular quanto no plural (e também no feminino ou no masculino). Ex: "Esse é o momento de eles agirem", "esse é o momento de ele agir".

10) "Nesse ano, o Governo finalmente irá destinar os recursos para o Ministério da Saúde" => a forma correta é "neste ano, o Governo finalmente irá destinar os recursos para o Ministério da Saúde", já que estamos nos referindo ao ano atual. Para compreender melhor as diferenças entre o uso das palavras "esse", "este", "nesse" e "neste" você precisa estudar os pronomes. O Blog do Gramaticando pode explicá-los rapidamente para você. Clique aqui e leia as explicações.

11) "Os candidatos à presidente devem esclarecer seus projetos de governo" => a forma correta é "os candidatos a presidente" (sem crase). A crase nada mais é do que a fusão de uma preposição com um artigo, sendo que os dois, por coincidência, são iguais (são a letra "a"). Veja mais explicações clicando aqui e compreenda melhor quando você deve usar a crase ou não.

Pronome

12) "O Governo soube que os grevistas machucaram-se durante o protesto" => a forma correta é "o Governo soube que os grevistas se machucaram durante o protesto". Isso ocorre porque a palavra "que" puxa o pronome para perto dele: é um caso de próclise. Para compreender melhor esse assunto, você precisa estudar Colocação Pronominal (ênclise, mesóclise e próclise). Você pode ler o artigo do Blog do Gramaticando, clicando aqui.


13) "Ao meu ver" => a forma correta é "a meu ver". Porém, na redação nós devemos ser impessoais. Portanto, isso significa que não podemos empregar os verbos na primeira pessoa do singular (eu) e devemos ficar longe de expressões do tipo "na minha opinião", "eu acho que", "eu considero que", etc...

9 comentários:

  1. Muito bom o blog. Tudo o que eu precisava ler para melhorar minhas redações.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito ira para página de favorito ....

    ResponderExcluir
  3. Minha letra é tipo maiuscula. escrevo tudo assim. Posso fazer a redaçao dessa forma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode escrever a redação com todas as letras maiúsculas. Você deve escrever diferenciando as letras maiúsculas das minúsculas, independentemente de sua letra ser cursiva ou de forma.

      Excluir
  4. Peter, você conhece outro blog que ensine como você, só que falando sobre outras matérias? Eu só aprendo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço muitos blogs educativos, mas no YouTube tem muita coisa boa porque a tendência da nova geração de professores é ir para lá. Eu me lembro de alguns: "professor jubilut" (biologia), física total, química em ação, nerckie (matemática) e matemática rio. Esses são os caras que estão puxando essa nova geração de youtubers educativos (e eu ainda estou engatinhando com o meu canal). Um abraço.

      Excluir