Contra-Argumento


O contra-argumento consiste na refutação contra um argumento oposto. Como assim?


Vamos pegar um exemplo bem polêmico. Supondo que o tema seja a respeito do "aborto" e que eu seja contra ele. Ao invés de eu expressar argumentos contra o aborto, eu posso expressar os argumentos contra os argumentos a favor do aborto (confuso?). 



Vamos lá:



Argumento a favor do aborto"o aborto é uma solução para a gravidez indesejada que evita que uma criança nasça em meios a graves problemas familiares, evitando que ela não seja criada por pessoas que não quiseram concebê-la". 



Contra-argumento"o aborto realmente pode parecer uma solução para a gravidez indesejada. Porém, existe uma solução muito melhor, que são os eficazes e conhecidos métodos anticoncepcionais. É muito melhor se prevenir com responsabilidade do que assassinar uma vida inocente." 



Não quero me aprofundar nessa questão polêmica. Apenas exemplifiquei o aspecto do contra-argumento. 



A contra-argumentação nada mais é do que contestar e derrubar o argumento opositor. É uma espécie de "feitiço virou contra o feiticeiro", ou seja: eu uso o argumento opositor ao meu favor, derrubando-o. É evidente que, para usá-lo, você precisa ter a mente mais aberta e se imaginar a posição contrária ao da sua, pois você precisa refutar os argumentos contrários aos da sua opinião. Você ataca a opinião contrária. 

Veja outras técnicas de argumentação:

Causa e Consequência
Exemplificação
Citações
Fatos e Conceitos

5 comentários:

  1. vcs recebem redação para ser corrigida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu corrijo por hobby (não cobro nada) isso depende da minha disponibilidade de tempo. Quando tenho algum tempo livre eu consigo corrigir.

      Excluir
  2. Eu fiquei na dúvida agora. Por exemplo, se eu fizer um parágrafo na redação do ENEM com a técnica de argumentação "contra-argumento" eu já não estaria apresentando uma proposta de intervenção no mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da maneira que você irá explorar o recurso do contra-argumento. Dependendo da forma que você usá-lo, você pode abrir margem para apresentar a proposta de solução. Porém, isso não seria muito adequado no Enem, pois a proposta de solução aparece na conclusão e nós não usamos novos argumentos na conclusão (senão vamos acabar escrevendo outro parágrafo de desenvolvimento ao invés de escrever a conclusão). Portanto, evite usar o contra-argumento se a tendência dele for antecipar a proposta de solução (que deve aparecer na conclusão e não no desenvolvimento). Para fazer a proposta de intervenção, busque a solução pensando nos fatores que agravam ou causam o problema e busque os agentes da solução (os responsáveis pela solução do problema).

      Excluir