Coerência Textual


A Coerência Textual


Garantir a coerência textual é fazer com que as ideias se completem, ou seja: é fazer com que o raciocínio seja linear e progressivo (em vez de ficar dando voltas no mesmo lugar), é fazer com que os argumentos estejam concatenados (interligados, associados), é fazer com que uma ideia seja a continuação de outra

Geralmente, a incoerência ocorre quando o leitor se pergunta: mas o que o autor desse texto quis dizer com isso? Ou então, quando as ideias são contraditórias ou quando uma não tem nada a ver com a outra. Ainda existe o caso "bola de neve", quando um assunto vai puxando outro e, no final, o que temos é uma bela salada de argumentos soltos. 


Incoerência tipo 1: ideias desarticuladas

"A segurança pública está comprometida e os mais ricos não se importam 
com os mais pobres, aumentando, assim, as desigualdades sociais". 

O que o comprometimento da segurança pública tem a ver com desigualdade social? Se esse trecho estiver solto na redação, sem nenhuma contextualização coerente que explique a associação entre essas duas ideias, então esse trecho é incoerente. A insegurança pública é a mesma para todos, tanto para ricos quanto para pobres e, portanto, não tem relação direta com desigualdade social. 

Incoerência tipo 2: contradição 

A educação pública está comprometida. Para tanto, é preciso valorizar o trabalho dos professores, dando a eles melhores condições de trabalho, reajustando os seus salários e dando mais oportunidades para eles se capacitarem. A educação é e continuará sendo uma prioridade do governo.

Se a educação é uma prioridade do governo, então a educação pública não estaria comprometida. Ou seja: os problemas da educação revelam que ela não tem sido uma prioridade do governo. Isso quer dizer que as ideias são contraditórias

Incoerência tipo 3: efeito Bola de Neve




A coerência textual também pode ser comprometida pelo efeito "Bola de Neve", quando um assunto vai puxando outro e se embolando, fazendo a redação perder o seu foco.  


O Brasil possui muitos recursos naturais, mas tem os desperdiçado com queimadas e desmatamento. É preciso que nós tenhamos a ciência de que os recursos naturais não são infinitos. Além disso, a Amazônia é alvo constante da cobiça internacional. Isso significa dizer que precisamos investir em nossas defesas para projetar a nossa soberania sobre os olhos dos outros países. As implicações geopolíticas associadas a isso são profundas e, para tanto, precisamos aprimorar a formação e a educação dos profissionais que atuam nas relações internacionais. A educação é importante para uma nação, pois assim é possível consolidar as bases para um futuro sólido para a nossa sociedade. Desse modo, vamos garantir uma sociedade mais justa e íntegra. Somente pela educação poderemos conferir justiça e um bem estar à população, trazendo mudanças profundas em nossa cultura. 



Aparentemente esse parágrafo está coerente e coeso. Porém, veja que eu começo falando de "Amazônia", viajo por entre "geopolítica" e "relações internacionais", passo pela "educação" e termino com "sociedade". Eu literalmente perdi o foco. Um assunto foi puxando o outro e eu acabei me perdendo em minhas ideias, criando uma bola de neve.

De certo modo, esse problema também pode ser considerado um problema de coerência, pois não é possível se extrair do parágrafo a sua ideia central. Não é possível resumir o parágrafo numa única ideia porque o parágrafo "atira" ideias para todos os lados. Isso geralmente ocorre quando nós não nos preparamos para escrever e, assim, nós escrevemos na velocidade do raciocínio, colocando no papel todas as ideias que vão surgindo. Para evitar que isso aconteça, verifique se o parágrafo começa com o mesmo assunto que ele termina. Se você, por exemplo, começou o parágrafo falando sobre o consumismo, então termine o seu parágrafo falando sobre consumismo. 

Lembre-se de que perder o foco na redação é uma grande chance de fugir do tema, que é um critério que pode zerar a sua redação. 

Agora, veja outras dicas de redação clicando aqui

38 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito bom o conteúdo daqui!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem produzido o exemplo e a explicação acerca do mesmo.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom com essas dicas vou fazer a redação do IFBA tranquilo...Abraços !!!!!!! .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas dicas

    ResponderExcluir
  5. Dicas fora do normal de PERFEITAS MEGAHIPER EXECELENTES VOU ADICIONAR NOS FAVORITOS E UTILIZÁ-LO SEMPRE QUANDO FOR FAZER REDAÇÃO. Valeu por existir, autor =D

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários! Vocês ajudam essa página a ficar mais interativa, o que é bem positivo e construtivo para todos nós. Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM! PARABÊNS!

    ResponderExcluir
  8. Texto bem explicativo e dicas ótimas! Adorei o site! Parabéns Peter Ensi :)

    ResponderExcluir
  9. ANGELA246@HOTMAIL .COM24 de abril de 2014 06:11

    GOSTEI MUITO DO CONTEUDO,POIS O QUE ESTAVA BUSCANDO ENCONTREI.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI MUITO DO CONTEUDO,POIS TIREI MINHAS DUVIDAS.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou demais, valeu!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto! Você escreve de formal clara, possibilitando um maior aprendizado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com o que você disse, já cometi isto e hoje quero acerta para ir bem nas minhas redações. Muito obrigada pelo texto explicativo!

    ResponderExcluir
  14. adorei a dica.preciso fazer uma boa redação

    ResponderExcluir
  15. Oi boa noite. gostei muito das dicas porém preciso de mas
    eu preciso saber fazer uma boa redação pra fazer uma faculdade mas tenho um serio problema de escrita...
    Vc tem facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francilene, você pode entrar em contato comigo pelo e-mail vinicfig@gmail.com

      Um abraço

      Excluir
  16. adorei aprendi muito.

    ResponderExcluir
  17. Você está de parabéns!!
    um ótimo blog.. :)

    ResponderExcluir
  18. Otimo site! Esta me ajudando muito a treinar para o enem

    ResponderExcluir
  19. Parabens amigo .. vc está ajudando mtas pessoas assim como me ajudou !! Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Parabéns e obrigadíssimo pelas dicas...vou fazer o Enem na próxima semana, confesso que redação me assusta um pouco, mas com as valiosas dicas que vi aqui com certeza diminuiu um pouco da minha insegurança....pena que só cheguei nesse site agora...mas já tá salvo em meus favoritos...Que Deus te ilumine sempre!! Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Excelentes conselhos, obrigado por esses artigos!!

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado ! Ajudou a revisar os conceitos !

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo site, vc acaba facilitando o interesse de muitas pessoas pela escrita e, elaboração de texto. Uma coisa que pra muito e considerado um terror, vc simplesmente simplifica e mostra que não é um bicho de sete cabecas. Adorei, e virei sua fã meu caro. Ass: Eri Pascalle.

    ResponderExcluir
  24. muito bom o blog.. meus parabéns.!

    ResponderExcluir
  25. Alem deste blog aonde voce esta postando as redacoes corrigidas..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início eu corrigia as redações e as postava aqui, mas eu não tenho mais como fazer isso porque a correção era gratuita e a minha rotina de trabalho e de projetos e também de estudos não permite mais isso.

      Excluir
  26. EXCELENTE CONTEÚDO!
    Peter Ensi, feliz é você em ter construído este blog sensacional.

    ResponderExcluir
  27. Blog sensacional, extremamente objetivo e com rico leque de informações, parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Se o sujeito não aprender português com esse blog... pode esquecer
    Só lembrando não é só ler, praticar, praticar e praticar...
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir