Argumentação conceitual factual

Existe outra estratégia de argumentação que se baseia em conceitos e em fatos: eu a chamo de "argumentação conceitual factual". Essa estratégia tem o objetivo de convencer o leitor usando fatos concretos ou então conceitos e definições. 

Vamos supor que o tema seja os benefícios da internet. Eu posso começar a argumentar trabalhando com fatos e definições, dizendo: 

"A internet é uma tecnologia que faz parte do cotidiano das pessoas e que protagoniza a cultura contemporânea. Ela é uma ferramenta que encurta distâncias e confere um caráter de acessibilidade universal à informação e aos mais diversos campos do conhecimento humano, sendo um dos principais agentes da globalização". 

Observe que eu estou expondo um fato atual associado a um conceito. Essa estratégia é perfeita para o parágrafo introdutório da redação, pois ajuda a apresentar e a contextualizar o tema, além de indicar a tese que será defendida ao longo do texto. Além disso, é uma das principais formas de se mostrar conhecimento de mundo. Porém, tome cuidado: se você abusar dos conceitos e das definições o seu texto acabará se tornando informativo demais ao invés de ser efetivamente dissertativo. A informação, os conceitos e os fatos concretos servem como base para a sua argumentação, entretanto eles não podem se tornar a principal característica de sua redação.

Veja mais técnicas de argumentação:

Causa e Consequência
Exemplificação
Citações
Contra-Argumento


6 comentários: